Constituídos de componentes altamente tóxicos, os aparelhos eletrônicos (como televisores, computadores e celulares) caracterizam, quando descartados incorretamente, um dos problemas ambientais de maior crescimento no mundo, devido à evolução tecnológica e ao avanço da inclusão digital. Tratam-se dos resíduos eletrônicos que contaminam o solo e o lençol freático, causam doenças graves e, se queimados, poluem o ar.
Então, o que fazer com esses equipamentos? Há duas opções: Reciclar ou reutilizar. Se o aparelho estiver em boas condições de funcionamento, a melhor opção é reutilizá-lo. Se optar pela reciclagem, encontrará algumas barreiras, por esse processo ser bem novo e amador no Brasil.
Todavia, as pressões de organizações ambientais vêm surtindo efeitos positivos nesse caso, responsabilizando os fabricantes pela destinação desse lixo. O Greenpeace é um exemplo disso, periodicamente ele realiza o chamado “Ranking Verde”, que avalia as empresas fabricantes pelo grau de preocupação que demonstram com esse problema. Há anos, a Microsoft e a Nintendo são as últimas colocadas.
Postado por: Caroline Ozório
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja Bem-Vindo ao Blog Oficial do Grupo ECOGENSA, fique à vontade para comentar!