segunda-feira, 5 de julho de 2010

Redução de lixo

Preservar o Meio Ambiente está se tornando uma missão cada vez mais difícil, como demonstrou o desafio proposto no Rio de Janeiro em dezembro de 2009, pelo prefeito, com o intuito de reduzir a produção de lixo. Ao contrário do que se esperava, algumas regiões apresentaram um aumento na quantidade de lixo, que chegou a 3.615 toneladas contabilizadas pela Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro).

Algumas regiões, no entanto, aceitaram a proposta e de fato reduziram o lixo em até 42,41%, como no caso de Lagoa. O caso aconteceu em apenas cinco cidades ao longo de seis meses.

É a partir de dados como esses que constatamos a dificuldade em reduzir, reutilizar e reciclar. Mas e então o que faz da redução de lixo uma tarefa tão complicada? Talvez o consumismo exagerado, talvez a superpopulação. O fato é que se não for possível diminuir o consumo, que consigamos aumentar a reciclagem. Se em seis meses, uma cidade aumentou sua produção de lixo em 3.615 toneladas, imaginem daqui a vinte anos! Não haverá espaço para pessoas, exceto se elas não se importarem em dividir suas casas com aquela antiga sapatilha rasgada ou com a velha televisão quebrada de seus avôs.

É preciso mudar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem-Vindo ao Blog Oficial do Grupo ECOGENSA, fique à vontade para comentar!